5 CURIOSIDADES SOBRE O SONO DOS RECÉM-NASCIDOS

Postado em: 24 de setembro de 2018 às 05:00

A chegada de um bebê muda tudo, não é mesmo?

Os primeiros dias podem ser cheios de dúvidas e inseguranças. É um período intenso, delicado, repleto de expectativas e, muitas vezes, mamãe e papai precisam assimilar a nova realidade e viver esse momento da maneira mais leve possível. Então, pra ajudar, selecionei cinco pontos que acho importantes sobre o sono dos recém-nascidos, para vocês não serem pegos de surpresa. Espero que gostem!

1 – NÃO DIFERENCIAM DIA E NOITE

No recém-nascido, o ciclo do sono é regulado, principalmente, pelas sensações de fome e saciedade, e não pela alternância de claro e escuro“, explica Carlos Augusto Takeuchi, neuropediatra do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo. Durante os primeiros meses de vida, é difícil estabelecer uma rotina porque o ritmo do bebê é regulado pela alimentação e pelas trocas de fralda, basicamente. Por isso, é importante ir tentando aos poucos, ensinar essa diferença para eles.

2 – TEM CICLOS DE SONO MUITO CURTOS

O sono é dividido em ciclos e fases, sonolência, sono leve e sono profundo. Os bebês tem em média 50% de sono leve, com ciclos de 30 a 50 minutos. Ou seja, a cada 30 a 50 minutos os bebês podem despertar.

3 – PRECISAM DORMIR MUITAS HORAS DURANTE O DIA

Recém-nascidos não conseguem ficar muito tempo acordados, aguentam de 45 minutos a 1 hora. Por ainda terem alguns sistemas imaturos, dormem de 16 a 18 horas por dia.

4 – TEM MUITOS REFLEXOS

Os reflexos são respostas automáticas do corpo a estímulos externos, característica forte nos recém-nascidos. Um bebê nasce com aproximadamente 70 reflexos primitivos que vão desaparecer quando ele crescer.
O Reflexo de Moro é o mais conhecido, onde o bebê abre bem os braços, estica as perninhas e estende o pescoço. Esse reflexo pode atrapalhar muito o sono dos bebês nos primeiros meses. Se isso afetar o sono do seu bebê mantenha-o bem enroladinho num cueiro ou swaddle nas sonecas e sono noturno.

5 – DORMEM DE OLHOS ABERTOS E AS VEZES ATÉ SORRIEM

Quando o bebê começa a ficar sonolento, fica com o olhar fixo e a pálpebra caída, mas não, necessariamente, fechada. É nesse momento que, em geral, os pais costumam ver o filho dormindo de olho aberto, o que é normal e indica que ainda não está em um sono pesado.
O sono REM é um período de atividade cerebral muito intensa, em que costumam ocorrer os sonhos. Ele é fundamental para o desenvolvimento neurológico. Quando veem o filho sorrir durante o sono, muitos pais acreditam que esteja tendo um sonho bom, mas até o terceiro mês, os sorrisos são meros reflexos musculares.

Se vocês estão tendo dificuldades com o soninho dos filhos, entrem em contato, posso ajudar!

WhatsApp (85)99659-9297
Instagram @soninhodeanjo.ce 
Face Facebooksoninhodeanjo.ce/
Email: soninhodeanjo@hotmail.com

 

Uma ótima semana a todos!
Fiquem com Deus e até a próxima! Bjão!!!


Atenciosamente,

Mirian Melo
Consultora do Sono Infantil
Pós-Graduanda em Saúde Materno-Infantil
WhatsApp (85)99659-9297

 

Fontes

https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Sono/noticia/2016/03/sono-infantil-por-que-rotina-e-tao-importante-e-como-fazer-isso.html
https://bebe.abril.com.br/saude/9-duvidas-sobre-o-sono-do-recem-nascido-solucionadas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *