A Importância do Sono no Desenvolvimento Infantil

Postado em: 10 de setembro de 2018 às 05:02

Entender como o desenvolvimento da criança acontece é fundamental para promover as melhores condições para a mesma. O sono é um processo fisiológico ativo e dinâmico, de grande impacto em vários aspectos da saúde, das funções corporais e do desenvolvimento.

Durante os primeiros anos de vida, ocorrem um grande número de importantes mudanças no crescimento e no desenvolvimento neuromotor. Dessa forma, a boa saúde do sono é de extrema relevância para as crianças e adolescentes por várias razões, desde o descanso físico e restauração energética até a influência sobre o crescimento e o desenvolvimento.
Para a professora de fisiologia da USC, Cláudia Adriana Bruscatto, o sono tem como objetivos organizar as informações coletadas durante o dia e restaurar as fontes de energia. São identificados no sono, dois estados distintos: o sono mais lento, ou sono não REM, e o sono com atividade cerebral mais rápida, ou sono REM (do inglês, movimentos rápidos dos olhos).

Quando o bebê começa a adormecer, seus olhos se fecham, sua respiração fica irregular e ele pode se “assustar”, contrair os músculos ou sorrir (o chamado “sorriso do sono”). Se nesse momento, for colocado no berço, provavelmente acordará. Isso acontece porque ele não estava dormindo profundamente, estava no estágio de sono leve. Bebês têm ciclos de sono mais curtos que os adultos, cerca de uma hora depois de adormecer, o bebê volta à fase de sono leve. Nessa transição entre sono profundo e sono leve, a chance dele despertar é grande, e muitos acabam acordando mesmo. Se não acordar,permanecerá em sono leve durante uns dez minutos e retornará para o sono profundo. A maioria dos bebês precisa de ajuda para voltar a dormir nessa transição de ciclos de sono, que acontecem, em média, a cada uma hora.

Além da quantidade de horas, é preciso que a criança tenha um ambiente adequado, tranquilo, com pouca luz e tenha hora certa pra dormir. Os pais devem entender que o sono é uma questão de hábito e devem ensinar com segurança e tranquilidade as rotinas adequadas, mostrando que a hora do descanso é importante. Quando a criança tem uma rotina estabelecida, sente-se segura e seu desenvolvimento psicológico é melhor.

Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento. Além disso, outro documento também evidencia a grande importância do sono para o desenvolvimento da criança,um estudo de 2016 realizado pela Academia Americana de Medicina do Sono, elaborado em parceria com médicos pediatras e através de pesquisa e análise de mais de 860 artigos científicos a respeito do assunto. Nele é apontado que dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional.

A quantidade de horas de sono depende da faixa etária da criança. De 0 a 3 meses – 14 a 16 horas, incluindo sonecas; 4 a 12 meses – 12 a 16 horas, incluindo sonecas; 1 a 2 anos – 11 a 14 horas, incluindo sonecas; 3 a 5 anos – 10 a 13 horas, incluindo sonecas.

Abaixo estão algumas dicas para melhorar o padrão de sono das crianças:
• Estabeleça um esquema de horários de sono e tente cumpri-los à risca.
• Defina um ritual para a hora de dormir. Isso sinaliza para a criança que é hora de diminuir o ritmo. Dê um banho relaxante, faça uma massagem, conte uma história, leia um livro, cante suavemente…
• Prepare a casa para o sono, silêncio e escuridão são essenciais.
• Evite brincadeiras agitadas na hora de dormir, isso estimula a criança e com isso retarda o sono.
• Tente manter os hábitos estabelecidos também nos finais de semana e nas férias. Variações ocasionais geralmente não causam problemas a longo prazo, mas hábitos errados podem levar a privação do sono. Com isso, vários distúrbios podem ocorrer, como problemas de coordenação e concentração, variações do humor, diminuição do gasto energético e da velocidade do crescimento.

Com tudo isso, papais e mamães, lutar pela qualidade de sono do seu filho é um ato de amor. É provado cientificamente a importância que o sono exerce na vida de uma criança. Se você está com dificuldades, não consegue ajustar a rotina, manter um ritual de sono adequado, ou não sabe como melhorar o sono do seu filho, procure auxílio. Entre em contato pelo Whatsapp (85) 99659-9297 ou pelas redes sociais Instagram @soninhodeanjo.ce ou Facebooksoninhodeanjo.ce/

Atenciosamente,
Mirian Melo
Consultora Materno-Infantil
Especialista em Sono Infantil
Whatsapp (85) 99659-9297

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:
http://clinicamonpetit.com.br/orientacoes-medicas/pediatria-geral/a-importancia-do-sono-para-o-crescimento/
https://sleepfoundation.org/
E-book Sono de Anjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *