Como criar uma Rotina do Sono?

Postado em: 25 de março de 2019 às 05:00

Organizar uma rotina do sono é muito importante para o seu bebê, contribuindo para que tanto o bebê quanto os pais durmam melhor. Estabelecer uma rotina faz toda a diferença. É ela que ajuda a criar bons hábitos, a dar segurança à criança e a garantir um descanso saudável. Após bem estabelecidas, as regras passam a fazer parte da vida da criança e, com o tempo e a idade, ela consegue até segui-las sozinha.

Primeiro, é importante saber o momento ideal para começar a rotina de sono. Quando o bebê nasce, nos primeiros três meses de vida o sono ainda é muito picado e o pequeno acorda a cada 2 ou 3 horas. Além disso, o bebê também não sabe bem a diferença entre claro e escuro, e leva cerca de três meses para ele começar a entender isso.

Para criar uma rotina de sono é importante ficar atenta ao ritual e a higiene do sono. O ritual são todas as atividades que você fará no processo para que seu bebê durma, é o que faz ele entender que está chegando a ora do soninho. Enquanto a higiene do sono é o que você pode fazer para melhorar a qualidade do sono, eliminando o que atrapalha.

A orientação é que os bebês durmam entre 19:00 e 21:00, preferencialmente até às 20:00. É o horário que os bebês ficam mais sonolentos, se passar desse horário a criança volta a ficar mais agitada e temos o chamado efeito vulcânico do sono, quando a criança fica acordada por bastante tempo e fica muito irritada.

Então, assim que for anoitecendo é orientado iniciar a higiene do sono. Para isso procure realizar atividades calmas e relaxantes, por isso, evite aparelhos tecnológicos, desligue computador, tablets, celular e diminua a luz da casa.

Conforme o horário de dormir se aproxima é preciso iniciar o ritual do sono. Este ritual inclui se deslocar do ambiente que está, até o local onde o bebê irá dormir. Uma vez no quarto, você pode colocar seu bebê no bercinho quando ele já estiver sonolento, porém ainda acordado. E depois pode cantar uma canção ou ler uma historinha para que ele durma.

Se você ainda tem dúvidas sobre quais passos deve seguir para estabelecer e criar uma rotina de sono para o seu bebê, vou te passar 5 passos para você criar a sua rotina com seu bebê:

1) Diminuir os Estímulos: 1 hora antes do bebê dormir, diminua os estímulos, desligue a  TV, diminua as luzes da casa, faça brincadeiras tranquilas.

2) Alimentação: o bebê precisa estar bem alimentado para não sentir fome durante a noite, então observe as últimas refeições do dia para serem bem efetivas.

3) Sinais do Sono: observe seu bebê e os sinais demonstrando sono, quando iniciar estes sinais é o momento ideal para iniciar a Rotina de Sono, se passar muito tempo ele terá dificuldade para adormecer.

4) Ritual do Sono: deve ser o mesmo todas as noites, então dê preferência a um ritual prático com poucas atividades.

5) Adormecer: ensine seu bebê a dormir sozinho, colocando-o sonolento no berço.

Não podemos esquecer que o ritual noturno deve ser iniciado antes da hora ideal do bebê dormir. Um erro bastante comum é esperar o bebê estar cansado para então dar o banho, ler uma história e dar boa noite. Isso significa que, ao final do ritual, o bebê estará irritado e agitado, em vez de sonolento e relaxado. Por isso é imprescindível compreender os padrões de sono do seu filho e qual a melhor hora de iniciar o ritual.WhatsApp (85)99659-9297
Instagram @soninhodeanjo.ce 
Face Facebooksoninhodeanjo.ce
Email: soninhodeanjo@hotmail.com

Atenciosamente,

Mirian Melo
Consultora do Sono Materno-Infantil
Pós-Graduanda em Saúde Materno-Infantil
WhatsApp (85)99659-9297

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *