ALGUNS VILÕES DO SONO DAS CRIANÇAS

Postado em: 12 de novembro de 2018 às 05:00

Assunto que preocupa muitos pais, o sono de bebês e crianças está sempre nas rodas de conversas de quem tem filhos pequenos. Mas, com a ajuda da família, a hora de dormir pode ser um momento prazeroso, com bastante tempo de sono. Este é o propósito da neuropediatra e professora da Faculdade de Medicina da PUCRS Magda Lahorgue Nunes e da psicóloga e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Universidade Luciana Tisser, que lançaram a obra Por que não gosto da hora de dormir?

Segundo Magda, estudos mostram que de 5 a 30% da população de 0 a 19 anos tem problemas de sono. E o papel dos pais é primordial: são eles que devem estabelecer a rotina, em que todos os dias a criança faz o mesmo processo antes de ir para a cama, no mesmo horário, o que a deixa mais segura por saber o que vai acontecer. Luciana lembra que, além da falta de rotina, os vilões são os hábitos familiares inadequados no processo de adormecimento, a má alimentação e a ansiedade – tanto infantil quanto dos pais e cuidadores.

Fora os benefícios para o físico, não faltam provas de que dormir também é importante para a aprendizagem: uma pesquisa da Universidade McGill (Canadá), por exemplo, apontou que os alunos que dormem pouco apresentam pior desempenho nas aulas de linguagem e matemática. E, para completar, você sabe bem: quando o seu filho não dorme, ele fica irritado e tende a se comportar mal. Confira a seguir alguns vilões que costumam atrapalhar bastante o sono dos pequenos.

FALTA DE ROTINA

A falta de rotina diária e noturna, prejudica o sono das crianças. Os motivos de uma família não ter rotina são inúmeros. Pode ser porque os pais trabalham fora o dia todo e os cuidadores tem dificuldade de impor limites. Ou inexperiência dos pais para estabelecer horários – é muito difícil seguir à risca os horários. Ou porque os pais chegam tarde do trabalho e quando chegam querem dar atenção total aos filhos. Os motivos são inúmeros. Mas é muito importante estabelecer e organizar a rotina para que a criança tenha horários para tudo, inclusive jantar, tomar banho e fazer atividades relaxantes. O ideal é uma criança ir dormir às 20:00, pois é o horário que a melatonina sobe e fica mais fácil para a criança relaxar e pegar no sono. Mas sabemos que nem todo mundo tem essa possibilidade. Então, como definir o horário que a criança precisa ir dormir? Depende muito da hora que ela precisa acordar no dia seguinte e quanto tempo de sono terá somado ao longo do dia.

 

ILUMINAÇÃO OU BARULHO EM EXCESSO

A Melatonina – hormônio que contribui para adormecermos, é liberada pelo organismo durante a noite toda, quando a iluminação diminui e o ambiente começa a escurecer. Para facilitar a atuação desse hormônio no organismo das crianças, é necessário manter as luzes do quarto apagadas. Por isso, quando a noite cair, é bom diminuir as luzes da casa. Já o barulho é um problema menor: segundo os especialistas, não é necessário fazer silêncio absoluto para a criança dormir, mas é claro que, se os pais estão conversando, ouvindo música ou vendo TV em volume muito elevado, a criança pode apresentar mais resistência em pegar no sono – ela vai querer participar da bagunça e brincar com vocês!

ALIMENTAÇÃO INADEQUADA

A alimentação também pode ser um fator que prejudica o sono da criança. A falta de uma alimentação adequada, ou seja, uma alimentação pesada pouco tempo antes de dormir, pode atrapalhar o sono da criança. Servir o jantar duas horas antes da criança ir dormir. Aposte em combinações saudáveis e de fácil digestão. Cafeína e doces também não são indicados para comer à noite, pois por serem estimulantes, também podem afetar o sono. Claro que uma vez ou outra não tem problema, como numa festa de aniversário. Mas o excesso prejudica. Se uma criança pequena que ainda toma leite, não tem uma alimentação adequada durante o dia, provavelmente ela acordará durante a noite querendo leite. Isso porque ela não foi saciada durante o dia. A ajuda de um especialista pode contribuir para uma alimentação adequada.

 

MEDOS E PESADELOS

Medos e pesadelos é comum na vida das crianças, principalmente em algumas fases de vida. E quando esses medos se manifestam na forma de pesadelos, é normal apresentar resistência para dormir ou acordar no meio da noite com medo. Se seu filho diz que tem um monstro no quarto dele, uma dica é usar o “spray mágico”. Antes de dormir, espirre água com um borrifador no quarto do seu filho e diga que com o spray mágico afasta o medo e o protege, para isso basta borrifar quando quiser. Se o problema for o escuro, explique que os ambientes são iguais com ou sem luz. Apague a luz e mostre para ele como tudo permanece no mesmo lugar, apenas nossa imaginação trabalha. Se a criança tiver pesadelo e acordar de madrugada, vá você até o quarto dela ou se ela vier para seu quarto, ouça, acolha, mas o leve novamente para o quarto dela. Você pode até esperar que ela durma para voltar para o seu.

 

ELETRÔNICOS EM EXCESSO

O uso excessivo dos eletrônicos não é nada benéfico para as crianças, principalmente antes de dormir. O uso de tablet, televisão, celular antes de dormir estimulam e inibem a produção de melatonina. É essencial evitar o contato com as telas durante a noite ou pelo menos duas horas antes da criança dormir. Então, se seu filho dorme às 20:00, o ideal é que às 18:00 seja evitado o contato com eletrônicos. Esse pode ser um ótimo momento para estreitar laços através de uma conversa em família, um jogo de tabuleiro ou a leitura de um livro. Não é indicado a criança ter televisão no quarto.

 

Se você está tendo dificuldades com o soninho do seu filho, entrem em contato, posso ajudar!

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Uma ótima semana a todos!
Fiquem com Deus e até a próxima! Bjão!!!

Atenciosamente,

Mirian Melo
Consultora do Sono Infantil
Pós-Graduanda em Saúde Materno-Infantil
WhatsApp (85)99659-9297

 

Fontes
http://www.pucrs.br/blog/hora-de-dormir-ajudando-criancas-e-pais/
https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Sono/noticia/2017/08/por-que-o-bebe-nao-dorme-conheca-os-inimigos-do-sono.html
https://bossamae.com.br/os-viloes-do-sono/

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