ATIVIDADES QUE ACALMAM PARA A HORA DE DORMIR

Postado em: 05 de novembro de 2018 às 05:00

O excesso de estímulos que os pequenos recebem ao longo do dia muitas vezes atrapalham o sono. Para muitas crianças, a mera menção da “hora de dormir” é suficiente para provocar um colapso de proporções épicas, seguido de horas de reclamação, enquanto os pais exaustos tentam convencê-las a deitar e fechar os olhos. Essas batalhas noturnas podem custar um preço alto para pais e crianças.

Reagir e lidar com comportamentos agressivos na infância pode ser um desafio para muitos pais e educadores. Amenizar birras, acalmar uma criança muito agitada ou lidar com situações em que ela esteja nervosa, ansiosa e irritada não são tarefas fáceis. Confira a seguir, dez dicas de atividades que funcionam muito bem para acalmar as crianças antes da hora do sono.

1. Pote da calma
Inspirado no método Montessori, que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “pote da calma” (calming jar, em inglês) é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro. O objetivo é distraí-los com a tinta e o glitter se movendo dentro do recipiente. Assim, eles se concentram no vidro, voltam a atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar. Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva ou tristeza. É possível fazer diversos potes, com efeitos variados. Veja o passo a passo a seguir.

Você vai precisar de:
– 1 pote de vidro ou garrafa com tampa
– 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter
– 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina
– 1 gota de corante alimentar
– Água quente

Dentro do vidro, despeje a água quente e a cola glitter. Mexa até que o glitter da cola se desmanche. A quantidade de água depende da capacidade do pote, pois você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro para agitar o conteúdo. Acrescente a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.

2. Quebra-cabeças
Com 1 ou 2 anos uma criança já pode se interessar por quebra-cabeças. E são santos auxiliares na hora de dormir. Os mais novinhos formam aqueles de encaixar as peças nos espaços correspondentes.

 

3. Lego
Outra brincadeira que funciona bem para acalmar os ânimos antes da hora de dormir são os Legos ou outras versões destes blocos de montar.

 

 

4. Colorir
Divertido e prazeroso, este é um passatempo que conquista crianças e adultos! É possível explorar diferentes materiais, como giz, tinta ou lápis, por exemplo. Além de acalmar o pequeno, esta atividade ainda estimula a criatividade.

 

5. Sacola sensorial com água e objetos
Esta também funciona como atividade de desenvolvimento cognitivo para os bebês. Você vai precisar de:
– saco de guardar alimentos no freezer (eles são mais resistentes que outros saquinhos)
– fita adesiva
– água
– objetos diversos, brinquedinhos

A montagem é bem simples. Basta colocar a água e os objetos na sacola, com o cuidado de deixar um bom espaço para que a água possa circular por dentro do saco, quando ele for apertado, esmagado ou abraçado. Feche bem com fita adesiva larga, para não escapar a água.
Pronto! É só deixar com o bebê e acompanhar as descobertas dele. Como esta atividade desperta a curiosidade e a concentração, seu bebê vai fiar com soninho logo.

 

6. Jogos
Brincadeiras simples e jogos educativos funcionam muito bem para entreter os pequenos. Uma vez envolvidos com o jogo, eles se distraem e têm tempo de se acalmar. Além disso, essa é uma ótima forma de passar um momento junto do seu filho, fortalecendo ainda mais o vínculo entre vocês.

 

7. Cesto dos tesouros
É importante preparar os cestos com objetos menos coloridos, menos barulhentos e que dêem sensação de conforto ao toque.
Lembre que a proposta aqui não é estimular o bebê, mas concentrá-lo e acalmá-lo. Pequenas almofadinhas (destas de costureira espetar agulhas), pacotinhos de tecido em tons neutros com grãos dentro, penas ou esponja de banho são exemplos que podem ser aproveitados.

 

8. Ouvir música
Quem não gosta de uma boa música? Além de ser agradável, ouvir música é muito importante para o desenvolvimento infantil. Escolha uma música calma e tranquila, pode ser sons da natureza ou uma música que seu pequeno goste.

 

9. Ler uma historinha
O momento da leitura é sempre algo muito especial! Então, que tal contar a história favorita do seu pequeno para que ele possa relaxar e, de quebra, passar um tempo cheio de carinho junto de você?

 

10. Massagem e carinho
Às vezes, a criança precisa apenas se sentir amada, acarinhada e segura. Abrace-a e massageie seus ombros, faça um cafuné e converse com a voz baixa e calma até que a criança se acalme. Também é importante ouvi-la, deixe-a desabafar e colocar para fora suas emoções.

Se você está tendo dificuldades com o soninho do seu filho, entrem em contato, posso ajudar!

WhatsApp (85)99659-9297
Instagram @soninhodeanjo.ce 
Face Facebooksoninhodeanjo.ce
Email: soninhodeanjo@hotmail.com

Uma ótima semana a todos!
Fiquem com Deus e até a próxima! Bjão!!!

Atenciosamente,

Mirian Melo
Consultora do Sono Infantil
Pós-Graduanda em Saúde Materno-Infantil
WhatsApp (85)99659-9297

 

Fontes:
http://leiturinha.com.br/blog/8-atividades-incriveis-para-acalmar-os-pequenos/
https://www.tempojunto.com/2015/03/11/10-atividades-que-acalmam-para-hora-de-dormir/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *