Como voltar a forma física depois do parto?

Postado em: 15 de junho de 2016 às 05:49

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Ser mãe é uma dádiva divina, é a prova de um amor tão intenso que chega a doer. É um amor pra vida toda. Mas paralelo a esse sentimento tão puro, vem as mudanças. O corpo da mulher sofre muitas transformações durante a gestação. Ele começa a produzir uma quantidade enorme de hormônios, como o Beta HCG, a progesterona e diversos outros, que vão interferir diretamente no seu corpo. Depois da amamentação, a maioria das mulheres perde músculo, principalmente as que são proibidas de praticar atividade física. O ideal para quem quer perder peso é recuperar a massa muscular, seguindo um cardápio e praticando treinamento de força. Seja compreensiva com o seu organismo e lembre-se de que ele sofreu grandes transformações durante a gestação.

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Mas o que fazer para voltar a forma física depois do parto? Aqui vou listar algumas dicas pra você perder aqueles quilinhos extras, conquistados na gravidez. Pra começar, é importante aumentar o consumo de proteínas, incentivando a ingestão de carnes magras, peixes, leite, queijo, ovos e leguminosas como a soja e o feijão. Não se pode esquecer das fibras vegetais, que estão presentes nos legumes, verduras, frutas, germe ou farelo de trigo. Elas são importantíssimas para o bom funcionamento do intestino. Lembre-se de beber líquidos em abundância, principalmente leite, suco de frutas e água, pois a amamentação dá muita sede. Evite o excesso de açúcar, farinhas refinadas e também de gordura animal, frituras e condimentos. No pós-parto, é freqüente a utilização de suplementos vitamínicos, principalmente aqueles contendo ferro, por isso é muito importante um acompanhamento médico e nutricional.

Uma alimentação pra ser considerada saudável, ela precisa ter um equilíbrio entre proteína, carboidratos e gorduras. Abaixo, dou sugestões de alimentos ricos nessas propriedades e que são fundamentais para uma dieta pós-parto. E lembre-se: mamãe saudável é sinônimo de bebê saudável.

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Proteína: Peixes, aves, carnes magras, ovo, leites e derivados.

Carboidratos: Frutas, arroz, macarrão, tapioca, cuscuz, batatas e legumes.

Gorduras: Óleo de coco, abacate, azeite de oliva e castanhas.

Obs: com relação a quantidade, é fundamental que você procure um nutricionista, pois cada dieta é individual e personalizada.

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Texto do Nutriconista Marcelo Lacerda

@marcelolacerdanutri

85 3234 4446

85 998 254 053

Nutrisport Clinic

 

 

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