Dicas de segurança para um sono seguro!

Postado em: 25 de fevereiro de 2019 às 05:00

O sono do bebê é um dos momentos mais esperados, tendo em vista as incontáveis noites mal dormidas durante os primeiros meses de vida do bebê. Porém, como ele passará horas numa mesma posição, sem ser observado constantemente por pais ou familiares, é muito importante que algumas recomendações sejam tomadas para proporcionar maior segurança. Tenha certeza que existem várias coisas que você pode fazer para manter seu bebê seguro quando ele está dormindo.

Posição de dormir

Coloque-o de barriga para cima. Os bebês devem sempre ser colocados de barriga para cima para dormirem durante o primeiro ano de vida. Se o seu bebê saudável já for capaz de rolar da barriga para as costas por conta própria, não há problema se ele fizer isso durante seu sono.
Embora o risco de síndrome da morte súbita do lactente seja muito reduzido após os seis meses, ainda é uma boa ideia colocar seu bebê para dormir de costas. Só não se surpreenda se ele não ficar nessa posição. Depois de seis meses, é provável que o bebê role durante a noite, e ele também está muito melhor no sentido de conseguir deixar a cabeça livre da cama para respirar bem.

Mantenha seu bebê seguro quando ele estiver dormindo ao fazer o seguinte:

• Mantenha cobertores, roupa de cama fofinha, travesseiros e bichos de pelúcia e almofadas muito macias fora do berço do seu bebê.
• Mantenha a amamentação, se for possível.
• Controle a temperatura em torno de seu bebê; vista-o com roupas leves – mantenha-o aquecido, mas não muito quente.
• Fumar no quarto do seu bebê é totalmente proibido – na verdade, isso nunca deveria acontecer em qualquer lugar perto dele.
• Certifique-se de que o colchão do seu bebê esteja limpo e firme e se encaixa na cama corretamente.
• A roupa de cama deve ter o tamanho certo do colchão também.
• Nada de móbiles (sejam de atividades ou comuns) no berço dos bebês com mais de 5 meses. Os móbiles devem estar fora do alcance do bebê, quando utilizados.
• O colchão deve ser colocado no nível mais baixo para os bebês que conseguem se puxar e ficar de pé.

Observações sobre o berço

Seu bebê deve dormir em um colchão firme. É melhor você tirar do berço do seu bebê os travesseiros e bichos de pelúcia que poderiam aumentar o risco de sufocamento. Se seu bebê adormecer em um canguru ou carrinho de criança, mova-o para uma superfície firme assim que possível. Se você o comprou novo, não precisa se preocupar – todos os berços modernos têm de atender às diretrizes de segurança federais. Se você optar por usar um berço mais antigo, então aqui estão alguns fatos para ter em mente:

• Berços feitos antes de 1985 podem ter barras que estejam muito distantes entre si (mais de 6 cm) e podem prender a cabeça do bebê.
• Postes de canto não devem ser maiores do que 1,6 mm.
• Não deve haver recortes de design na cabeceira ou estribo.
• Evite os berços com laterais removíveis. Eles foram proibidos nos EUA em dezembro de 2010.
• Berços com pintura com tinta contendo chumbo (o que é muito comum em berços acabados antes de 1972) devem ser lixados e repintados com um esmalte resistente.

Mantenha o bebê em uma temperatura amena

Antes de dormir, vista-o com não mais de uma camada que você vestiria, dada a temperatura ambiente. Cabelo suado e molhado, e bochechas úmidas, respiração rápida e peito quente são todos sinais de que ele está com calor.

As horas de dormir devem ser preenchidas com doces sonhos. Com estas dicas de segurança em mente, você e seu bebê estão prontos para um merecido descanso.

 

WhatsApp (85)99659-9297
Instagram @soninhodeanjo.ce 
Face Facebooksoninhodeanjo.ce
Email: soninhodeanjo@hotmail.com

Atenciosamente,

Mirian Melo
Consultora do Sono Materno-Infantil
Pós-Graduanda em Saúde Materno-Infantil
WhatsApp (85)99659-9297

 

 

 

 

Fonte

http://www.danonebaby.com.br

https://www.pampers.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *