A importância da sincronia família-escola

Postado em: 18 de fevereiro de 2014 às 06:00

No contexto atual a educação torna-se um desafio ético, moral e social. Educar a partir de valores, buscando aliá-los a formação acadêmico-cognitiva é uma necessidade emergencial.

familia_escola_1_w

Os adolescentes com sua essência, sonhos, ideais, prioridades, inseguranças e fragilidades necessitam, mais do que em qualquer outra fase de desenvolvimento, de referenciais para a construção do seu eu e de sua autonomia. Neste momento família e escola tornam-se pilares fundamentais de sustentação, segurança e referência. Cada um com sua função própria devem estar em plena sincronia de desejos, ações, limites e afetividade, formando assim, a parceria família-escola essencial em sua importância e magnitude.

familia_festaEm hipótese alguma deve existir dualismo ou discordância de ações, pois, a partir do momento que os adolescentes percebem com sua formidável perspicácia esta lacuna, haverá um comprometimento em todo seu processo formativo. Sempre que houver algum questionamento sobre a tomada de decisão da escola, das regras ou eventuais dificuldades busquem o Coordenador responsável, exponham o ponto de vista, as emoções, a conjuntura do momento vivido e juntos entrem em consonância para assim ter um ano escolar pleno em seus amplos aspectos. Emerge daí a necessidade desta caminhada juntos, lado-a-lado, com uma comunicação efetiva e eficaz, tendo como foco o trabalho construtivo e formativo em sua máxima potencialidade.

As conquistas significativas e vitórias da educação dar-se-ão a partir desta sincronia e parceria onde haverá funções distintas tanto para a família quanto para a escola em busca de um mesmo objetivo que é a formação integral do mesmo ser.

1lidyane

 

 

 

 

Lidyane Magalhães

Psicopedagoga e Coord. Escolar

(085) 8690.0244

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *