Você sabe o que é Mamanalgesia?

Postado em: 14 de janeiro de 2019 às 05:00

OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda: Amamente no momento que seu bebê for vacinado – “Mamanalgesia”

Uma questão que preocupa muito os pais e profissionais de saúde: como reduzir a dor das vacinas injetáveis?

Pela primeira vez a OMS elaborou um documento sobre esse tema recomendando que é conveniente amamentar os lactentes quando eles estão tomando vacinas e imediatamente depois: a sucção é analgésica.

Ou seja, agora é oficial a “Mamanalgesia” ou o efeito de diminuir a dor e acalmar os bebês quando são amamentados. Uma prática que já defendíamos e muitas mães já haviam comprovado sua efetividade.

Um Grupo de Especialistas da OMS em Assessoria Estratégica de Imunizações (SAGE = Strategic Advisory Group of Experts) estudou a possibilidade de adaptar as diretrizes vigentes no Canadá para reduzir o sofrimento e o medo que as vacinas injetáveis causam. É uma questão importante, já que o temor as injeções e à dor que causam é um dos fatores que podem induzir pais a atrasar o calendário vacinal ou mesmo abster-se de levar seus filhos.

Baseando-se em evidências científicas realizado pelo grupo SAGE, a OMS publicou recentemente o documento “Redução da dor causada pela vacinação”, com as seguintes medidas gerais que se recomenda sejam incorporados aos programas nacionais de imunização aplicáveis a todos os países e grupos de idade.

• Os profissionais de saúde que aplicam vacinas devem estar bem informados e ter uma atitude calma e cooperativa. É preferível utilizar expressões neutras; por exemplo, “agora eu irei aplicar” do que “agora irei injetar ou vacinar”.

• É importante ter em conta a idade do lactente para colocar mãe e bebê em uma posição confortável. Quando se tratar de um lactente pequeno, é conveniente que esteja no colo de sua mãe.

• Não se recomenda a aspiração da seringa durante as aplicações intramusculares, já que pode aumentar a dor.

• Quando se injetam várias vacinas de forma sequencial no mesmo momento, devem aplica-las primeiro a que causa menor dor e por último a mais dolorida.

Além dessas medidas gerais, se recomendam outras medidas específicas para os lactentes e crianças pequenas, entre as abaixo:

• A pessoa mais próxima do bebê deve estar sempre presente durante e depois da injeção, é um direito da mãe/pai e do bebê.

• É conveniente amamentar durante a vacinação injetável ou imediatamente depois, sempre que não se fira costumes culturais locais. Infelizmente em alguns raros países amamentar em público pode ser um tabu ou causar constrangimento.

• É recomendável distrair as crianças menores de 6 anos com um brinquedo, um vídeo ou música. Hoje em dia já está sendo usado óculos de realidade virtual. Levar seu boneco(a) predileta ou canção preferida em um celular ou tablet.

WhatsApp (85)99659-9297
Instagram @soninhodeanjo.ce 
Face Facebooksoninhodeanjo.ce
Email: soninhodeanjo@hotmail.com

Atenciosamente,

Mirian Melo
Consultora do Sono Infantil
Pós-Graduanda em Saúde Materno-Infantil
WhatsApp (85)99659-9297

 

 

 

Fonte

http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=2382

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *